sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DUDA E A ESCOLA

Como eu já previa, só neste ano a Duda sentiu o "peso" da responsabilidade com a escola. Ela viu que lá não era simplismente um lugar pra encontrar os amigos e fazer farra, tinha que se esforçar, se dedicar e então aprender. Por mais que eu tentei fugir disso, o foco era aprender a ler, isso porque alguns amiguinhos da sala já estavam lendo e ela começou a ficar angustiada. E assim, num passe de mágica um dia ela leu pra mim a palavra GATO ( tinha que ser um bicho, lógico) E depois escreveu num papel. Depois disso, ela começou a se sentir mais íntima das letras e a coisa foi fluindo. Ela ainda não está 100% alfabetizada, e outro dia chegou em casa toda desanimada porque numa competição de leitura na escola não conseguiu ler a palavra NARIGÃO, e o time dela perdeu ponto, rs. Dei a maior força, falei que era muito nova ainda e que estava só começando a aprender, que o mais importante era o esforço dela e etc. Eu particularmente acho que ela manda super bem, mas o problema é que ELA se cobra dimais, quer perfeição e na grande maioria das vezes não tem maturidade o suficiente e acaba ficando mega chateada.

Semana passada ela num momento desses de chateação falou: Mãe, eu to muito preocupada, não estou conseguindo ler os números quando eles ganham parceirinhos, rsrsrs.

Eu na verdade tenho curtido muito essa fase da alfabetização. Fui dormir tão feliz no dia que ela me contou a história do H.
- Mão, vc conhece a historia do H?? Não, como é?
- Ele vivia muito triste porque mesmo quando ele se unia a uma vogal, ele não tinha som, aí o C, o L, e o N, que era seus melhores amigos, resolveram ficar grudadinhos nele sempre que ele ficava triste, porque assim saía som e formava palavras.

Pelo que já pude perceber, a Duda não vai fazer o estilo NERD. Ela tem facilidade pra aprender as coisas, mas o lado espevitado dela fala mais alto. Mas uma coisa tenho certeza e espero que não mude nunca, ela é muito responsável com as coisas da escola. Entedeu já que lá em casa estudar sempre será uma obrigação e a importãncia disso na vida de qualquer pessoa. E que eu nunca vou exigir que ela seja a melhor da escola, mas a que tenha mais responsabilidade, com certeza.

E esse ano tem formatura, e lá em casa já entramos no clima. Quinta passada Duda foi fotografada e quando cheguei morri de rir dela me contando que tinham tirando foto dela com uma roupa estranha dimais, com um chapéu grande e estranho também, rs.

Na sexta foi a filmagem, fez cena na piscina com os amigos e fazendo jazz, nem tô anciosa pra ver, imagina! . A formatura vai ser em meados de Dezembro, e dá até um frio na barriga de pensar que a partir do ano que vem a coisa fica ainda mais séria, imagina que tem até bomba já, rs.

A vida estudantil da minha pequena está só começando, e olha é emocionante dimais fazer parte dela viu. Eu sou do tipo que vibra com qualquer novidade que aprende, que elogia um 8 redondinho, que faz festa quando vejo que ela avançou mais uma etapa do conhecimento ( quando no outro dia que ela leu AVIÃO e SABÃO ).

No mais, minha estudante tem mandado super bem, Continuo ficando impressionada com a facilidade que ela tem de ser expressar com os desenhos, como gosta é apaixonada pelas letras e como detesta os números haha, Sim, temos um looongo caminho pela frente.


Bjos e bom fim de semana pra quem vier aqui

Nenhum comentário: